OVIEDO // Espanha

— Vamos para Oviedo. Lá, comeremos pratos deliciosos, beberemos bons vinhos e  faremos amor.
— Quem vai fazer amor?
— Se tudo der certo, nós três.

Foi assim, sutilmente, que ouvi pela primeira vez alguém citar “Oviedo”, uma pequena cidade espanhola. Foi como pólvora prestes a explodir. Excitantemente duas belas mulheres assustadas com a proposta ou tentadas pelo disparo?

O diálogo é um dos principais do filme Vick, Cristina, Barcelona do mestre Woody Allen – aquele mesmo que eu odiava mas aprendi a gostar depois de assistir justamente esse filme.

O que será que há em Oviedo para Javier Barden convidar Scarlett Johansson e Rebecca Hall para conhecerem a região?

Foi numa manhã quente, muito quente que resolvi descobrir.

Caminhar por Oviedo é lembrar a todo momento de Woody Allen. Na verdade é mais do que isso. É lembrar a todo momento do triângulo amoroso, daquela paixão de rasgar qualquer decência.

Para o famoso diretor, “Oviedo es un cuento de hadas”. Para mim, Oviedo é excitante.

Foi na capital do Principado das Asturias que parte do filme “Vicky Cristina Barcelona” foi rodada.  A aventura se passa durante o verão espanhol, mesma epoca que me trouxe até a Europa.

Foram 451 quilômetros na estrada até desembarcar no “paraiso natural” como também é conhecida a regiao. Prédios altos, antigos, arquitetura moderna e o verde do parque San Francisco…

Há quem defenda que aqui é a cidade da tentação. Bueno, a começar pelas confeitarias. A cada esquina você encontra vitrines com chocolates, tortas, doces que nem saberia explicar do que são feitos.

Mas não há como resistir mesmo as saborosas sidras (bebida típica da região feita de maçã).

“La mujer y la manzana han de serviços Asturiana”, dizem.

Com uma frase dessa de que mulher e a maçã devem ser Asturiana não é de se espantar que os habitantes de Oviedo tenham até uma forma, pra lá de especial, de servir a típica bebida. Até o derramar da sidra é uma arte para eles. É preciso segurar a garrafa sobre a cabeça, levantando o braço o máximo que puder. Lentamente a garrafa é virada e a bebida típica vai caindo em linha reta, por cima do ombro, chegando ao copo (que aliás está na outra mão jogada o mais baixo que puder). Tudo isso é feito ao mesmo tempo olhando para frente. Olhar para a bebida ou para a garrafa é sinal de “iniciante”… Depois de servida é preciso beber o quanto antes para não perder o gás.

Foi num desses típicos restaurantes europeus, com mesas espalhadas pelas ruelas apertadas, que parei para jantar. Aliás, são os melhores, baratos e agradáveis. Por um instante pensei estar num dos filmes de Woody Allen. Olhei para a mesa ao lado… havia um casal. Juro que se encontrasse uma  Scarlett Johansson ou uma Rebecca Hall da vida faria como no cinema. Mas que dá vontade dá… Oviedo te permite!

     

Estrada para Oviedo
Estrada para Oviedo
Palácio de Oviedo
Palácio de Oviedo
Homenagem ao cineasta Woody Allen
Homenagem ao cineasta Woody Allen
Ruelas de Oviedo
Ruelas de Oviedo

OVIEDO EM VÍDEO:

 

OVIEDO: 

Oviedo tem 220 mil habitantes. Não é uma cidade muito grande, não.

Em um dia você conhece os principais pontos turísticos, caminha por todos os cantos. Não se assuste com as ruelas. São muitas. É nelas que estão os melhores restaurantes.

Não deixe de experimementar a famosa Sidra. Em vários pontos da cidade você encontra “sidrerías” (tendas onde são vendidas as sidras).

No centro de Oviedo há uma estátua em homenagem ao diretor Woody Allen, já que ele levou o nome da cidade para o mundo atráves do filme. Vale a pena tirar uma foto ao lado da estátua do baixinho!

Há dois centros: o velho (histórico) e o novo (moderno). Oviedo é um contraste. Vá nos dois. Parece estar em lugares completamente diferentes. Aliás, na zona antiga de Oviedo podemos encontrar vários museus, restaurantes, edifícios históricos, a catedral e o mercado. É ideal para passear, sentar e beber uma sidra, tirar fotografias, desfrutar da gastronomia asturiana e da cordialidade de sua gente.

No centro velho de Oviedo fica o parque San Francisco. Um parque gigantesco no meio de um movimentado centro.

Não fui a nenhum museu de Oviedo. Primeiro pq não tive tempo e segundo pq nenhum me chamou a atenção. O verdeiro museu está na rua. Em cada esquina há uma obra de arte gigantesca. São 180 esculturas. É de graça e são bonitas! Oviedo respira arte…inclusive na sua arquitetura. Talvez seja por isso que foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO.

Quantos dias são necessários para conhecer Oviedo?????  Um! Apesar que um porre de sidra pode deixar você na cama no dia seguinte. Reserve dois!

É interessante visitar a catedral já que ela é uma das paradas de milhares de peregrinos que passam pelo Caminho de Santiago de Compostela. Sim, o caminho passa por aqui.

Uria Calle – A principal rua comercial de Oviedo. Foi criada em homenagem a um homem rico, dono da ferrovia da cidade.

Onde dormir??? Fiquei num hotel antigo, muito, muito antigo. “GRAN HOTEL ESPAÑA”. Ele é velho (não gostei). Mas tem um preço em conta. Paguei pouco menos que cem reais a diária. Como o ideal é passar apenas uma noite em Oviedo está mais do que bom. Acredito que seja o hotel melhor localizado na cidade. São 100, 200 metros dos principais pontos turísticos. Dá pra fazer tudo a pé. Diiiizem que ele tem 4 estrelas. Duvido! Não vale nem duas. Internet só pagando. 12 euros por 3 horas. Se tiver um pouco mais de grana procure outro lugar. Só recomendo esse pelo preço e pela localização. O atendimento é péssimo, os quartos são velhos, o café é fraco.

Ah… e nunca vá para Oviedo sem antes assistir ao filme Vicky Cristina Barcelona

Anúncios

2 comentários sobre “OVIEDO // Espanha

  1. Para mim Oviedo vale mais que dois dias! Fui 2 vezes e em cada vez não fico menos de 15 dias. Oviedo é ao lado de Gijón pode-se pegar um trem e passar o dia na cidade portuária deliciando-se com a maravilhosa gastronomia. Não deixem de ir ao Tierra Astur restaurante típico Asturiano comer uma fabada e escanciar uma sidra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s