Jogado em Notting Hill

NOTTING HILL // Londres

Sábado em Notting Hill

Não há quem não lembre do clássico filme de Julia Roberts.

Uma história de amor vivida num bairro simples de Londres. Um lugar onde o colorido vem das casas e das flores colocadas nas janelas. Um típico cenário de cinema.

Aqui você vai se sentir numa telona gigante, vai cruzar os olhos com os da multidão… é como se a famosa atriz fosse aparecer na sua frente a qualquer momento. Aliás, impossível não cantar (mesmo que baixinho) a trilha sonora do filme enquanto se atravessa de uma calçada para a outra… Notting Hill respira cinema!!!

A feira que foi mostrada no filme existe de verdade. É a famosa feira de Portobello Road – um dos mercados de rua mais visitados do mundo.

Lá é possível encontrar de tudo. Tudo mesmo! Chapéu, roupa, artesanato, quadros, obras de arte em geral, lembrancinhas de Londres, relógios e comida… Para os consumidores compulsivos uma tentação.

Uma das banquinhas que me lembro como se tivesse visitado ontem é a de CDs. Ela é gigante, fica numa esquina. Nem importa o endereço. De uma forma ou de outra você vai passar por ela. Lá o som fica a toda altura. O velho e bom rock inglês pra todo mundo ouvir. Aliás, é uma ótima recordação para os amigos ou familiares brasileiros apaixonados por música. Um CD duplo pode sair por dez pounds (mais ou menos 30 reais).

Foi no final de uma manhã de sol (um dia quase que raro) que caminhei pela feira. Parei apenas para tomar uma “pint”  de cerveja -Pint é o tradicional copo para se beber na Inglaterra. Cabe pouco mais de meio litro de cerveja.

Foi sentado na calçada, bebendo e ouvindo um blues tocado por dois carinhas na esquina. Nada de luxo, nada de conforto. O simples é apaixonante.

Jogado em Notting Hill
Jogado em Notting Hill

Leve dinheiro. A feira de Portobello Road tem de tudo… e aquele tudo que dá vontade de levar.

Leve também paciência – vai precisar tanto quanto grana. São milhares de pessoas caminhando como uma procissão nos dois sentidos na mesma rua. Aquela muvuca boa de uma feira. Mas não deixe de caminhar de ponta a ponta.

É muito comum ver pessoas procurando a casa onde as cenas do filme de Julia Roberts foram gravadas. Aquela clássica porta azul onde Hugh Grant entrava e saía tantas vezes. Pois bem… aquela porta pode ser qualquer uma. Alguns dizem que ela não existe, era apenas cenográfica… mas outros tentam acha-la a qualquer custo. Uma verdadeira gincana a céu aberto. Só deixa o passeio ainda mais curioso. Na internet há várias fotos de gente que jura  ter achado a porta!!! Eu devo ter passado por ela mas nunca a reconheceria!

O que é bastante famoso em Nottinhg Hill é o carnaval de rua. Acontece normalmente no final do verão e lembra muito o nosso carnaval. São blocos que desfilam fantasiados ao ritmo do samba. Sim… isso em Londres! Não cheguei a presenciar a festa mas pelo que li é muito animada. Muitos blocos levam sambistas brasileiros para garantirem a alegria.

O carnaval por lá começou na década de 60. Conta a história que muitos imigrantes de Trinidad e Tobago estavam sendo discriminados em Londres e decidiram fazer uma grande manifestação pacífica pelo bairro. Era o começo do carnaval inglês.

Caminhando por Notting Hill

Notting Hill é um dos lugares que mais sinto saudade de Londres. O clima, a feira, aquelas casas gêmeas coladas umas nas outras e todas coloridas. As músicas que faziam a trilha sonora.

É parada obrigatória para quem visita Londres.

Programe uma manhã e uma tarde para a visita. Dois turnos são necessários já que é praticamente impossível não parar em casa esquina – mesmo sem a Julia Roberts aparecer.

Os lanches por lá ficam expostos assim…

Não deixe de visitar Notting Hill sem assistir ao filme, é claro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s