Tortilla e Sangria

UM PEDACINHO DA ESPANHA NO MEIO DE SÃO PAULO // São Paulo, Brasil

Mesmo que por um dia!

Quem já pisou na Espanha nunca mais a esquece. Ao chegar naquelas terras a gente se sente como se ja conhecesse cada cantinho há muito tempo. Tudo é novo, diferente mas ao mesmo tempo temos a sensação de estar voltando a um velho e conhecido lugar. Ainda mais quando se vive o verão europeu!

Com isso, a saudade se torna inevitável.

Volta e meia me pego revendo as fotos dos dias em que passei por lá. Ora escuto as músicas que me remetem aquela viagem. E são muitas. Uma trilha sonora tão passional quanto o clima daquele país. Aquela gente exagerada, aquelas cores escuras, o vermelho da típica espanhola…

Mas consegui matar um pouco dessa saudade sem precisar gastar nenhum euro – o que pode parecer um milagre!

Descobri um bar que te faz viajar milhares de quilômetros sem quase sair da mesma calçada. É como se ao atravessar uma porta de vidro você já estivesse lá.

Vale lembrar que bares especializados em comida espanhola estão espalhados por aí. Mas um bar que realmente te faça se sentir naquele país são poucos. E digo mais: quase nenhum.

Sancho Bar y Tapas fica no coração da rua Augusta – aquela rua que respira balada até o amanhecer.

Foi justamente após beber algumas cervejas bem brasileiras numa madrugada de férias que embarquei para Espanha em poucos segundos – sem passaporte e sem malas.

Luz baixa, cardápio em espanhol, poemas na parede, pedaços de jamón (presunto) pendurados pelo bar, quadros lembrando as touradas… tudo lembra um início de uma noite em Madrid.

Na trilha sonora LA OREJA DE VAN GOGH, AMARAL e JOAQUIM SABINA. Algumas das minhas canções favoritas. Mas ouvi outras (com o mesmo sotaque) mas importadas da Colômbia e até Argentina.

Sancho Bar y Tapas
Sancho Bar y Tapas

Foi nessa mesma madrugada que pedi “tortillas” e “sangria”.  Se você visitar um dia a Espanha vai entender pq uma silmples “tortilla” e uma taça de “sangría” podem ser tão especiais. Um desejo, em outros casos.

“Tortillas” foi meu café da manhã por algumas semanas na Espanha. É o gosto que trago dessa viagem.

Para quem nunca experimentou a verdadeira culinária espanhola pode começar pelas “tapas”.

“Tapas” são aperitivos muito comuns por lá. Pequenos pedaços de pão, queijo, presunto espanhol conhecido por “pata negra” que formam (junto com outros ingredientes) mais de 400 tipos diferentes de petiscos. Um mais incrível do que o outro. Porém outros um pouco exóticos para quem não os conhece: salmão com cream cheese e limão, jamón com gorgonzola e nozes, batata cortada em cubos ao molho de tomate picante (pode ser levemente picante ou muuuuito picante), ovo de codorna frito,  bolinho recheado de paella, file mignon com cogumelos, queijo de cabra e molho de mostarda.

Tortilla e Sangria
Tortilla e Sangria

No Sancho Bar y Tapas você pode conhecer uma variedade de 30 tapas diferentes. Cada uma custando mais ou menos 5 ou 6 reais. Pode beber, como acompanhamento, uma gelada sangria (bebida típica com vinho branco ou tinto, suco de frutas e açúcar).

Resumindo: por menos de 30 reais você pode fazer uma incrível refeição ou simplesmente matar a fome após uma batalha noturna entre bares e ruas.

Garanto que pouco antes do amanhecer você fará uma baita viagem sem quase abrir a carteira. Bem melhor do que terminar a noite numa famosa e quase ultrapassada rede de lanchonetes por aí…

“Abrimos cuando llegamos, cerramos cuando nos vamos y si vienes y no estamos, es que no coincidimos” – diz a mensagem logo na entrada.

Sancho Bar y Tapas

Rua Augusta, 1415 – Consolação.

http://www.sanchobarytapas.com.br

Anúncios

3 comentários sobre “UM PEDACINHO DA ESPANHA NO MEIO DE SÃO PAULO // São Paulo, Brasil

  1. Boa noite! A familia Sancho agradece a matéria e mais, fica feliz em saber que nosso intuito, meta e sentimento estejam sendo transmitidos da maneira que esperamos! Para nós isso, na verdadeira concepção da palavra, é sucesso. Seja sempre bem-vindo e nos procure na próxima vez para uma “caña na barra con tapeo”.

    Votos sinceros de felicidade,

    Familia Sancho.

  2. Curti a mensagem da entrada do restaurante espanhol. Parece piada de português,que meus ancestrais nunca saibam que eu escrevi isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s