ANDALUCIA // Velez Blanco, Espanha

Há dias que os noticiários na TV falavam de uma tal tempestade que se aproximava da Espanha. Era final do verão e a chuva já era prevista. Ao contrário do que eu acompanhava nos jornais e nas previsões, os dias eram quentes, sol forte e quase nada de vento. Sorte a minha! Consegui escapar, mesmo sem querer, do tempo ruim.

Peguei um ônibus em Valência com a velha mochila preta nas costas e sem ter a certeza de onde eu iria parar. Meu destino agora era Córdoba, na região de Andalucia mas optei por passar perto do mar – o que faria a viagem ficar mais longa mas também muito mais bonita.

Não sei bem em que cidade eu apaguei. O balanço daquele ônibus e o friozinho que começava a fazer na estrada, foram um convite a uma cochilada. Só sei que meus olhos abriram no meio do caminho.

Quase que ainda dormindo avistei um pequeno povoado cravado em meio às montanhas, num vale distante, muito distante. Casinhas simples, algumas de dois andares, uma do lado da outra e todas pintadas de branco como se desenhadas propositalmente ao redor de um castelo. Simples mas era um castelo!

O pequeno povoado de Velez Blanco
O pequeno povoado de Velez Blanco

Despertei num susto. Precisava registrar aquela cena. Nosso ônibus, de uma estrada mais alta, passava por aquele vilarejo lá embaixo, todo branco. A placa, mais a frente, me apresentou oficialmente ao lugar. Estamos passando por  Velez Blanco. A pequena comunidade que carrega a cor das casinhas no nome. 

Precisei descer, mesmo sabendo que não encontraria quase nada ali. Botei meu casaco já que agora fazia bem mais frio e a chuva tanto noticiada, começava a cair.

Não espere por uma programação agitada, com muitas opções de atrativos em uma badalada região. Velez Blanco é quase que esquecida, vazia, sem ninguém nas ruas. Mas aquele cenário vale a pena mesmo que por poucos minutos. 

A chuva ainda era fina mas sufienciente pra deixar a velha cidade abandonada mais abandonada ainda. Fiquei menos de uma hora em Velez e garanto que foi o suficiente. Apenas caminhei algumas ruelas estreitas para ver mais da arquitetura árabe e da vizinhança. Terminei meu passeio no castelo – bem no alto do morro e no centro do povoado.

O castelo, para a minha surpresa, estava fechado. Dizem que não há nada lá dentro e por isso a visitação é proibida. Não conte com a opção de conhece-lo.

Quando a chuva apertou voltei para o ponto onde eu havia descido e fiquei à espera do ônibus que seguiria o caminho. Havia um bar ali perto. Também simples e também branco. Pedi uma cerveja Estrella, sentei num pequeno muro e fiquei avistando Velez Blanco do alto.

Um passeio simples, sem nenhuma programação mas de encher os olhos.

Voltei para o ônibus e segui viagem. Com o vidro molhado, por causa da chuva forte, vi aquela pequena cidade branca ficar pra trás.

E o tempo ruim se aproxima de Velez Blanco
E o tempo ruim se aproxima de Velez Blanco
A vista de Velez Blanco
A vista de Velez Blanco
Castelo de Velez Blanco
Castelo de Velez Blanco

 

VELEZ BLANCO EM VÍDEO:

=======================

COMO CHEGAR EM VELEZ BLANCO

Não planeje ficar mais de uma hora em Velez Blanco. A cidade tem menos de três mil habitantes e além do cenário que é incrível não há quase nenhuma opção para o visitante. Mesmo assim é uma ótima parada.

Programe Velez Blanco apenas como uma parada no caminho. Você pode chegar lá de ônibus ou de carro.

Se você estiver de carro pode sair de Valencia. São 295km na estrada. O ideal é ir parando em outras cidades para deixar o passeio ainda mais atrativo.

Se o seu destino é Alicante aproveite para dar uma passada em Velez Blanco.

Distância Alicante – Velez Blanco: 194

SUGESTÃO DE ROTEIRO:

-Sair de Valência cedo da manhã  até Alicante: 166 km. Aproveite para conhecer Alicante, as praias e o castelo. Almoce por lá.

-Sair de Alicante à tarde até Velez Blanco: 194 km. Uma hora em Velez já é mais do que suficiente.

-Velez Blanco até Granada: são 170 km na estrada. Durma em Granada. Há muitas opções de hotéis e lazer.

LEMBRE-SE: se você pretende alugar carro na Espanha faça todo o roteiro antes para estudar as estradas, distâncias e onde parar. Indico o site DISTANCIA ENTRE CIUDADES para ajudar na pesquisa. http://www.distanciasentreciudades.com 

 

Anúncios

Um comentário sobre “ANDALUCIA // Velez Blanco, Espanha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s