HOLLYWOOD //Los Angeles

Famoso letreiro de Hollywood
Famoso letreiro de Hollywood

Qual a primeira imagem que vem à sua cabeça quando falamos em Hollywood?

Famosos? O glamour do cinema? O luxo da terra do Oscar?

Bom, esqueça tudo isso!

A Hollywood real é bem diferente da que imaginamos – mas não menos apaixonante.

Esse pequeno bairro/distrito de Los Angeles se transforma nos dias das premiações. É só aí que o tapete vermelho é estendido, as luzes que iluminam até o céu são acesas e uma multidão fica enlouquecida à espera dos astros. Mas em um dia comum, uma segunda-feira por exemplo, esse famoso cantinho fica quase irreconhecível.

A vida segue normal como em qualquer grande centro. Ônibus públicos cruzam as avenidas num vai e vem de cidade grande. Uma equipe da prefeitura faz reparos no asfalto, logo ali numa esquina qualquer e o silêncio só é quebrado com a sirene de ambulâncias que não param. Tudo acontece em frente aos famosos teatros onde as celebridades são premiadas. O que vejo são cenas comuns iguais às que acompanho em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre… quase nada muda.

Se não fossem os turistas disputando uma estrela na calçada da fama e aquele famoso letreiro no alto de um morro eu nem teria percebido que já estava no meu destino. Quando eu poderia imaginar que o teatro onde acontece a entrega do Oscar fica justamente dentro de um centro comercial, cheio de lojas e lanchonetes ao redor? Um pouco decepcionante? 

Pode até não ter aquele glamour todo de cinema mas Hollywood é um bairro encantador mesmo sendo simples, bastante simples.

Cheguei no auge do verão californiano. Calor, sol forte, poucas nuvens. Mas confesso que só tenho olhos para as estrelas – e as do chão. É aqui que fica a famosa calçada da fama. Uma calçada, aliás, gigante! São quadras e mais quadras quase sem fim. Nelas estão os nomes dos artistas e profissionais do cinema, da música e da televisão que fizeram história nos Estados Unidos.

Quanto mais a gente caminha mais nomes a gente encontra – até de quem a gente nem se lembrava mais. É uma caçada ao artista preferido. Todo mundo se aperta, se empurra, dá um passinho pro lado, espera a vez do outro… vale tudo para ter o melhor registro destas homenagens. Afinal, quem não quer levar pra casa uma prova de onde os astros tão queridos estiveram? Todos aqueles que a gente conhece bem estão lá. Basta ter paciência para procurá-los. Mas fique tranquilo… essa busca é divertida!

DSC08199

Não espere ver algum famoso caminhando pelas ruelas. Hollywood tem fama, mas não tem tantos famosos assim. Esse é um bairro que concentra os famosos teatros. Ou seja, em dias de premiações eles vão estar aqui. Mas dificilmente estarão perambulando de um lado para o outro num dia normal. Não se esqueça: Hollywood é um bairro de turistas por isso as celebridades passam longe.

Mas quem você vai encontrar mesmo são os sósias. Gente que nasceu com a cara e o focinho dos artistas ficam à sua disposição pra tirar quantas fotos quiser – claro, tudo em troca de alguns dólares… pague quanto puder, desde que pague!

Levei um susto ao ver o ator Zach Galifianakis parado ali na calçada como se estivesse tramando alguma armadilha para encrencar seus amiguinhos. Zach, pra quem não lembra, é o ator que interpreta o engraçadíssimo e louco Alan do filme “Se beber não case”.

-Estou em Hollywood, a terra do cinema! É ele! É claro que é ele!

É claro que não! Zach,e nenhum outro ator, estará dando sopa pelas calçadas de Hollywood. Era só mais um dos muitos sósias que fazem a alegria dos turistas. Prepare-se para ver o Volverine, o boneco assassino, a Lara Croft, os Simpsons, Johnny Depp e dezenas de astros de mentirinhas por ali. 

Se beber, não case!
Se beber, não case!

O melhor de Hollywood é descobrir o bairro aos poucos. Entrar em qualquer lugar, subir em todos os centros comerciais, ir atrás do melhor ângulo para uma boa foto. Aos poucos a gente vai entrando no clima e percebendo o charme por trás de um bairro aparentemente comum. Hollywood é mágico e sedutor.

Passei, quase que sem querer, em frente ao prédio de “Uma linda mulher”. Demorei para perceber que o teatro do Oscar estava ali… na minha frente. E fui embora com a estatueta mais famosa do mundo de mentirinha nas mãos. Foi assim que desbravei essa terra!  

Tente se contentar com artistas anônimos que ocupam quase todas as principais quadras de Hollywood. Fazem shows impressionantes e ao ar livre. Dançam, cantam, fazem malabarismo com bolas de basquete… Basta um radinho de pilha para montar o palco improvisado e a platéia logo chega. Não esqueça que eles fazem tudo isso  em troca de algumas moedinhas.

Apesar da fama gigantesca a terra dos astros é relativamente pequena. São algumas poucas quadras e quase tudo se concentra em apenas duas ou três – não mais do que isso. Por isso aqui é difícil, quase impossível se perder. Se isso acontecer… basta olhar para o alto.

As velhas e gigantescas letras quase no topo de uma montanha servem justamente como uma bússula com o alfabeto. A gente sabe que está se aproximando do coração do cinema quando o letreiro de Hollywood se torna visível. Ele é simples, nada incrível… mas tem todo aquele charme e deixa a gente emocionado ao vê-lo. Aliás, ele também ajuda a orientar milhares de cinéfilos e turistas curiosos para conhecer esse cantinho das estrelas. Afinal, Hollywood está no imaginário de tanta gente que nem caberia num filme!

Muitos não sabem mas o famoso letreiro, aqui chamado de Hollywood Sign, foi construído na década de 20 como peça publicitária para um condomínio novo na região. O letreiro dizia “Hollywoodland” e iria permanecer lá apenas por 18 meses. O que ninguém esperava é que ele ficaria famoso por aparecer em várias cenas de filmes gravados por lá. No fim das contas, nunca mais foi tirado! Teve que ser substituído por novas letras mas o famoso e gigantesco sinal nunca mais deixou aquele morro.

Hollywood ganhou a fama de ser a terra do cinema por causa do clima. Como o sol está presente quase o ano todo – e poucas vezes chove- esse cantinho de Los Angeles passou a ser disputado pela indústria cinematográfica que acampou de vez por aqui. Com o passar do tempo os estúdios foram pra mais longe já que a chegada de turistas atrapalhava as gravações. Poucas emissoras de TV ainda permanecem em Hollywood e algumas empresas do ramo que vendem peças e equipamentos para gravações de filmes continuam no bairro. O ponto forte mesmo são os teatros onde acontecem festivais, premiações e onde é colocado o desejado tapete vermelho.

O que posso dizer é que minha experiência por aqui foi das melhores. Foram sete dias – talvez muito tempo já que depois do terceiro não há muita coisa para se fazer. Mas foi uma semana sem pressa, sem horário, sem ter que correr como qualquer turista. Fui ao supermercado, entrei nas farmácias, descobri como seria a minha vida se eu morasse aqui. Nada lembraria um filme mas seria como se eu estivesse em um já que tudo faz lembrar o cinema. Os prédios, que mais parecem cenários.  Esse colorido todo que nada faz lembrar um centro… e essa sensação estranha de que a qualquer momento você vai se deparar com a Angelina Jolie ou o Will Smith  atravessando a rua. 

Que terra maluca é essa que não se pode beber cerveja na calçada, mas que é cheia de bêbados? Que lugar é esse que quando à noite chega traz os moradores de rua ao invés dos artistas?

A Hollywood que você vai conhecer não está no cinema.

Ver de perto a Hollywood da vida real é como descobrir o que há por trás das câmeras…

DSC07797
Principal avenida de Hollywood
DSC08197
Hollywood Boulevard
DSC07863
Centro de Hollywood
DSC07811
Chinese Theatre onde antigamente acontecia a entrega do Oscar
Dolby Theater - onde atualmente acontece a entrega do Oscar
Dolby Theatre – onde atualmente acontece a entrega do Oscar
DSC07850
Ruas de Hollywood

Leia também sobre a praia secreta da Califórnia – clique aqui.

Leia também sobre os estúdios da Universal em Los Angeles – clique aqui.

Leia mais sobre outras praias da Califórnia – clique aqui.

Anúncios

4 comentários sobre “HOLLYWOOD //Los Angeles

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s