SANTA MÔNICA // Califórnia

Sabe aquele pôr do sol tão famoso na Califórnia?

Aquele círculo gigante que deixa a praia toda dourada?

Que sempre aparece nos filmes e seriados que se passam por lá?

Pois fui atrás dele e o encontrei numa das praias mais incríveis que já pisei.

Seja bem vindo à Santa Mônica. A praia mais californiana da Califórnia!

Foi paixão à primeira vista.

Eu nem havia descido do ônibus e já sentia que havia chegado num dos melhores lugares dos Estados Unidos.

Apesar de ter passado por tantas praias só fui me sentir realmente na Califórnia quando cheguei à Santa Mônica.

A brisa gelada da água do pacífico você vai sentir de longe, muito longe. O cheiro da areia, o fervo de praia, o calor de uma tarde de verão me acompanhavam desde a calçada.

Reservei apenas uma tarde da minha trip pra Santa Mônica e eu estava errado. Por isso, acabei voltando e ficando mais.

Programe pelo menos 2 ou 3 dias para conhecer e desfrutar de tudo o que esse pequeno paraíso te oferece.

Listo agora dez coisas que você precisa saber sobre Santa Mônica:

1) LOCALIZAÇÃO: Santa Mônica fica muito próxima do centro de Los Angeles – é possível fazer um bate e volta. A ida de carro é muito fácil. Estrada perfeita e placas sinalizadas. O único problema é o trânsito. Lembre-se que Los Angeles é uma megalópole e o trânsito, dependendo do horário, pode ser infernal. Eu, sinceramente, não peguei trânsito em nenhum dia que estive lá. Mas todo mundo fala desse caos.

Por via das dúvidas optamos por ir, na primeira vez, de transporte coletivo. O ônibus passa pelas principais avenidas de Los Angeles e a linha termina na praia de Santa Mônica. Na época o valor da passagem era de apenas 1,50 dólar.

É uma viajada. Levamos mais ou menos uns 45 minutos para chegar até lá. A volta também é super tranquila. Você pode pegar o ônibus em uma das principais avenidas de Santa Mônica e descer próximo de onde você estiver hospedado. Qualquer morador poderá lhe ajudar. Isso não será um problema!

2) ONDE IR EM SANTA MÔNICA?  Existem duas “Santa Mônica”. Uma, a dos fundos, parece uma mini Miami. Cheia de lojas, shoppings, restaurantes chiques, artistas de ruas, lojas de marcas famosas. É onde o coração do viajante consumista vai bater muito mais forte. Ainda mais quando se deparar com a gigantesca loja da Apple que existe por lá. Prepare-se para gastar. Santa Mônica atrai turistas endinheirados portanto quase tudo é caro! Se você gosta de ir às compras aproveite uma tarde inteira para olhar as vitrines. Você vai se deparar, na mesma rua, com lojas da Nike, Guess, Victoria´s Secrets, Sephora, Puma, Gap, Disney entre milhares de outras que eu nunca ouvi falar mas sei que a mulherada pira!

Como eu não compro e odeio comprar…optei pela outra Santa Mônica: a da frente! É onde fica a praia. Lá você vai se deparar com uma vista linda de toda a orla. Gigantescos gramados para você sentar, dar uma relaxada e aproveitar aquele cenário todo!

3) IMPERDÍVEL: Não deixe de apreciar a vista da praia do alto antes de descer até ela. A avenida beira mar fica no alto de um morro. Para chegar até a praia vai ser preciso descer, atravessar uma passarela até colocar os pés na areia.

4) CLÁSSICO: Lembra dos famosos seriados e filmes que se passam na Califórnia? Gente pra todo o lado com bicicleta, skate, patins? Pois isso tudo também é real! Existe mesmo e de montão. Antes de você chegar na areia vai ter que atravessar uma pista usada só para a prática de exercícios físicos. Por isso, cuidado para não ser atropelado por alguém andando de roller! As bicicletas todas têm uma buzina justamente para alertar os desavisados.

5) PÍER DE SANTA MÔNICA: Parada obrigatória! É o mais lindo das praias californianas e dizem ser um dos mais famosos do mundo. É gigantesco e todo feito de madeira. Foi construído em 1909 e até hoje é cheio de atrações. Não é para menos. Recebe por ano cerca de quatro milhões de visitantes!  Programe um bom tempo para atravessá-lo de ponta a ponta!

Logo no início do  píer você vai encontrar a loja  Bubba Gump, tradicional rede inspirada no filme Forrest Gump. Lá tem a lanchonete e também a loja com vários presentinhos lembrando o filme e a famosa marca para levar de recordação. Quem entrar no restaurante é bom se acostumar com o sistema de placas para se comunicar com os garçons. Se precisar chamar o garçom, que certamente vai passar correndo pela sua mesa, basta levantar a placa “pare Forrest, pare”. Se estiver satisfeito com o serviço levante a placa “corra Forrest, corra”.

Há várias outras lanchonetes mais baratas ao longo do píer com opções que vão de hamburgueres e pizzas até saladas e comida mexicana.

Não deixe de fazer um registro da placa que informa o fim da Rota 66. A estrada mais famosa dos Estados Unidos, que começa em Chicago e que atravessa 9 estados, acaba aqui mesmo no píer de Santa Mônica. Há uma placa informando que naquele ponto exato é o fim da rodovia. Sensacional! É um símbolo norte americano.

No meio do caminho você vai encontrar um parque de diversões. Sim! Um parque de diversões em cima do píer de madeira. Com direito até a montanha russa e roda gigante. Tudo bem, com um certo ar decadente… mas talvez seja mais um dos charmes desse lugar. É um dos poucos parques de diversões do mundo construído num pier… em cima do mar.

Minha sugestão: deixe para almoçar no fim de tarde. E escolha o Mariasol Restaurante. Ele é o último restaurante do piér. Fica praticamente na borda e tem a melhor vista do lugar. Ele serve comida mexicana – e uma das melhores que já comi. Procure uma mesa no lado de fora para que você possa almoçar com aquele sol alaranjado ao fundo. Não há como explicar tamanha beleza. Volta e meia alguns Mariachis vão invadir o restaurante animando os clientes! O preço não é tão caro mas vale qualquer centavo!

Não deixe de parar ainda na escadaria que há no fim do píer. Nela você poderá sentar, apreciar a vista e ouvir um som ao vivo. Sempre há algum artista de rua se apresentando ali e fazendo um sonzinho relax para o fim da tarde. Imperdível!

6) A PRAIA: é importante você saber que as praias da Califórnia são banhadas pelo oceano pacífico. E as águas do pacífico são congelantes! A água é tão gelada que, mesmo da areia, você já sente o ventinho gelado – mesmo num dia de muito calor. Por isso é muito comum, mesmo no verão, as pessoas irem pra praia de roupa. Sim, acredite! Eles vão de roupa. Casaquinho, blusa de lã, camisa de manga longa… mesmo com termômetros marcando mais de 30 graus. Não se assuste!

E a farofada na beira da praia é ainda maior que a nossa. Eles levam muita comida e bebida para as areias. Carne, salgados, comida mesmo. E ali passam o dia. Não vi nenhum vendedor ambulante de comida e nem barzinho por perto – assim como as praias brasileiras. Então, se você se programar para passar o dia no mar, esteja preparado! Leve comida ou coma em um dos restaurantes do píer ou da avenida principal (para chegar até ela vai ser ser preciso voltar tudo – passar a passarela, subir o morro e chegar no centro de Santa Mônica).

Foi ali, da beira da praia, que assisti a um dos espetáculos mais lindos da Califórnia. O sol, gigante, quente e alaranjado. Aquele mesmo que eu tanto esperava ver! É uma cena linda e que vai render muitas, muitas fotos.

Não deixe de fotografar as casinhas dos salva vidas. Também são clássicas! Muito vistas nos filmes e seriados americanos.

7) ORLA DA PRAIA: ir até a Califórnia e não andar de bicicleta ou de patins pela beira da praia é como ir ao Brasil e não beber caipirinha!!! Ao longo das praias mais movimentadas você encontra lojas que alugam por hora, turno ou dia bikes, patins e rollers.

Alugamos duas bicicletas numa lojinha perto da praia. E não se preocupe em anotar endereços de onde encontrar. É muito fácil! Qualquer pessoa na rua vai te apontar onde alugar bicicletas. No nosso caso foi ainda mais fácil pq vimos na própria avenida placas apontando “rent bike”. Como optamos por pagar a hora tivemos que deixar o passaporte com eles. É a garantia da loja de que você vai voltar. Se não quiser deixar o documento é preciso fazer um pagamento maior através do cartão de crédito. O aluguel não custou caro. Gastamos mais ou menos 22 dólares por quase uma manhã inteira. E valeu muito à pena pq fomos de bike até a praia do lado, que se chama Venice. Poderíamos ir à pé mas levaríamos uma meia hora de caminhada. De bus perderíamos a graça de desbravar essas belezas todas. Vá de bike. É super seguro e há uma pista exclusiva para elas ao longo de toda a praia. Ou seja, não é preciso dividir espaço com os carros.

8) A NOITE DE SANTA MÔNICA: impossível não apreciar a noite deste lugar. A começar pelo píer que fica todo iluminado. É muito seguro e recomendável que você passeie pela orla e pelo píer à noite.

No fim de tarde paramos num barzinho, de frente para a orla, para beber umas cervejas e esperar a noite chegar. Baita clima! Se programe para isso.

A parte dos fundos de Santa Mônica, lá onde ficam as famosas lojas de marca, também encontramos muitos bares. Nenhum deles caro à tal ponto de não termos grana para entrar. A maioria é de graça – pagando somente o consumo. Você vai ficar com vontade de entrar em todos eles.

Agora, quer um bar diferente? Então indico o Britannia Pub. Esse bar é demais! Fica na Santa Monica Blvd, 318 (anota aí). É uma das principais avenidas de Santa Mônica. Super fácil de achar. Esse pub é um pub comum. Com balcão, ceva gelada, som, tv de plasma com clipes. O diferencial é que ele oferece apresentações burlescas. Uma mistura de teatro, dança, circo e chanchada. Mulheres que fazem striaptease, dançam, interpretam. Mas nada vulgar. Não há pornografia em nenhum momento! É um espetáculo antigo que ganhou muita força na itália, ainda na época do teatro romano. É uma arte que explora a comédia e satiriza a sociedade sempre explorando a sensualidade. Homens e mulheres lotam o bar. É diversão garantida e um espetáculo completamente diferente do que estamos acostumados.

O site do pub é http://britanniapub.com/

Muito recomendo!

9) PRAIAS AO LADO: A praia de Venice, tão famosa ou mais que Santa Mônica, fica ao lado. Praticamente colada. Não crie desculpas para não passar por lá! Aproveite que você está tão perto de Venice e vá curtir aquele outro cantinho da Califórnia. Minha sugestão: fique em Santa Mônica mas alugue uma bike para ir até Venice. Ou fique em Venice e vá de bike até Santa Mônica. As duas praias são coladas. A diferença é que Santa Mônica é mais chique, mais conservada, mais segura.. portanto tudo mais caro! Venice é alternativa, tudo muito mais simples e portanto bem mais barata. Se quer economizar: fique em Venice. Você vai aproveitar Santa Mônica tanto quanto se estivesse lá. Meia hora de caminhada ou quinze minutos de bike pela orla entre uma e outra.

10)ONDE DORMIR EM SANTA MÔNICA? Tive um grande problema, ainda no Brasil, para achar algum lugar em Santa Mônica. Pesquisei muito pela internet e os preços estavam altos demais. Impossível ficar lá. Quanto mais próximo do mar ou quanto mais próximo do píer mais caro era. Acabei desistindo. Achei que dormindo em Los Angeles e fazendo um bate e volta seria suficiente. Mas foi paixão à primeira vista e precisei voltar, dessa vez para dormir.

Começamos nossa busca por hotéis, já que o hostel estava lotado, em frente ao píer. Encontramos um hotel simples mas fantástico na avenida da orla. Eu imaginei que fosse caro mas para a minha surpresa, ao vivo, conseguimos um grande desconto. Pegamos um quarto para duas pessoas, sem café da manhã por 100 dólares a diária do quarto (sim, isso é muito barato para Santa Mônica no alto verão). O quarto era muito bom com TV à cabo, ar condicionado e uma cama incrível. Ficamos no melhor lugar de Santa Mônica.

Não sei como estão os preços agora mas recomendo! Se chama Ocean Lodge Hotel. É bem simples, tipo beira de estrada. Mas barato, confortável e poucos passos distante do mar!

http://www.oceanlodgehotel.com/

Está procurando lugar para se hospedar em Santa Mônica? Aí vão algumas dicas:

-QUER POUPAR?

*HI HOSTEL

Sem dúvida essa é a melhor opção para quem quer poupar na hospedagem. Santa Mônica é uma das praias mais valorizadas e mais caras da Califórnia. Ou seja,  se hospedar aqui não sai barato. Mas se você quiser gastar pouco mesmo só há uma opção: hostel.  O HI HOSTEL oferece quartos compartilhados com até 10 pessoas. O lugar é bonito, seguro e super bem localizado. Está na principal avenida de lojas e bares de Santa Mônica. A diária por pessoa, dependendo da época do ano, pode sair por 49 dólares! Preço menor do que esse em Santa Mônica é quase impossível! Mas lembre-se: aqui você vai dividir quarto com outras pessoas e o banheiro é no corredor.

http://www.hilosangeles.org/

 

-QUER GASTAR UM POUQUINHO MAIS?

*BAYSIDE HOTEL

É super aconchegante e muito próximo da praia. A diária do quarto sai, dependendo da época do ano, por 190 dólares.

http://baysidehotel.com/

 

*HOTEL CALIFÓRNIA

Um dos mais famosos de Santa Mônica. Está de frente para o mar. Tem uma super decoração e é muito, muito aconchegante! A diária do quarto sai em média por 150 dólares.

 

*HOTEL CARMEL

Este hotel já foi um dos mais procurados pela alta sociedade. Hoje, tem um ar decadente mas bastante procurado por quem quer poupar na hospedagem. Ele é simples, tem uma decoração antiga mas bem localizado. A diária, em um quarto do Carmel, está saíndo por 15o dólares.

 

*OCEAN VIEW HOTEL

Vista para o píer e super bonito. Custa em média 250 dólares a diária.

http://www.oceanviewsantamonica.com/

 

-DINHEIRO NÃO É PROBLEMA?

*GEORGIAN HOTEL

Um aconchegante casarão da década de 80. Todo estiloso e muito bem localizado. Está na principal avenida de Santa Mônica. Uma diária aqui pode custar em média 179 dólares dependendo da época do ano.

http://www.georgianhotel.com/

 

*LOEWS HOTEL

É um dos mais luxuosos hotéis de Santa Mônica. Fica de frente para a praia… praticamente nas areias. Tem uma das vistas mais bonitas e uma piscina incrível com o mar ao fundo. Para se hospear aqui é necessário reservar pelo menos duas noites. O valor de um quarto para duas noites custa em média 335 dólares.

http://www.loewshotels.com/Santa-Monica-Beach-Hotel

 

*SHUTTERS HOTEL

Este é o hotel mais procurado por casais apaixonados ou que estejam em lua de mel. Além de ter uma estrutura linda e também ficar de frente para o mar – muito perto aliás do píer- ele também oferece um spa exclusivo para os hóspedes. Todo esse luxo faz com que o preço esteja lá nas alturas. Para se hospedar aqui é preciso pagar uma diária de pelo menos 500 dólares pelo quarto.

http://www.shuttersonthebeach.com/#

 

*CASA DEL MAR HOTEL

Tem um diferencial que atrai muitos viajantes. O hotel permite que o hóspede tome um baita café da manhã nas areias da praia de Santa Mônica numa mesa exclusiva. Tem uma vista incrível do píer e também é um dos mais luxuosos da região. A diária custa em média 495 dólares.

http://www.hotelcasadelmar.com/

 

*SHANGRI-LA

Fica próximo ao mar e tem mais cara de hotel de cidade grande. A diária é uma das mais em conta entre os hotéis de luxo de Santa Mônica. Custa em média 335 dólares. Tem uma piscina na cobertura e uma vista perfeita da praia.

http://www.shangrila-hotel.com/

 

*PALIHOUSE

Um casarão antigo reformado e com uma decoração perfeita! Assim é o PaliHouse que oferece quartos e pequenos apartamentos. A diária de um quarto pode custar a partir de 270 dólares – dependendo da época do ano.

http://www.palihousesantamonica.com/

 

*SHORE HOTEL

Muito bem localizado e quartos com sacadas para o mar. Tem piscina. Diárias em média 450 dólares.

http://www.shorehotel.com/

 

Fundamental: se você estiver de carro procure saber se o hotel oferece estacionamento grátis! Muitos não oferecem… e quando oferecem, cobram. Alguns, como o que eu fiquei, tem garagem de graça!

Cuidado em optar por hoteis com piscina. Dependendo da época do ano faz muito, muito, muito frio em Santa Mônica. Aí você vai acabar pagando por algo que não vai poder aproveitar! Se for viajar no inverno americano opte por hoteis sem piscina (são mais em conta).

Boa viagem!

Anúncios

10 comentários sobre “SANTA MÔNICA // Califórnia

  1. Salvo nos favoritos!!! Muito esclarecedor, deixando o gostinho de quero mais… Não vejo a hora de colocar os pés nas areias de Santa Monica e Venice.

    1. Gabriela, tenho certeza que você vai adorar – mesmo sabendo que aquelas praias estão looonge de ser iguais as nossas. Boa viagem 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s