LUTA LIVRE DE CHOLAS // La Paz, Bolívia

Em seu roteiro por La Paz não pode faltar uma animada e divertidíssima luta livre de “cholitas”!!!

Antes de explicar o que acontece nesta luta vou explicar quem são as “cholas” ou, como carinhosamente também são chamadas, “cholitas”.

CLIQUE AQUI E ASSISTA A NOSSA EXPERIÊNCIA NA BOLÍVIA

Antigamente o termo “chola” era usado para apontar as mulheres indígenas da Bolívia que se mudavam para a cidade grande e deixavam de lado as tradições. Muitas se rendiam às vestimentas que eram impostas pelos espanhóis. As roupas que elas passavam a usar lembravam, e muito, os vestidos das camponesas espanholas.

Por isso, antigamente, o termo “chola” era algo que denegria a imagem delas… como se tivessem traído os costumes. Mas com o tempo isso mudou e a própria  população indígena também passou a se vestir de tal maneira.

Hoje se chama “chola” toda a mulher que, orgulhosamente, mantém os costumes dos antepassados – incluíndo as vestimentas.

DSC01454

Esteja lá onde você estiver pela Bolívia vai encontrar mulheres com uma roupa bem peculiar. Geralmente enroladas em uma manta muito colorida, blusas e saias estampadas, uma espécie de rede nas costas para carregar os filhos ou os pertences além de um chapeuzinho que mal entra na cabeça e que divide os cabelos longos e trançados.

Fique tranquilo! Você vai encontra-la pelo caminho e vai saber que é ela!

DSC01522

Em La Paz as cholas estão por todos os lados. Geralmente trabalham no comércio informal. Vendem comida, artesanato, chás ou ficam paradas pela rua a espera de um viajante que queira trocar uma foto por uns trocados.

Mas o mais curioso foi saber que duas vezes por semana elas disputam uma animadíssima luta livra entre elas mesmas. Sim! Luta livre de cholitas!!!

Ok, você não gosta de violência! Mas não deixe de ir igual! Nada lá é de verdade! Trata-se de um show (muito fake por sinal) para animar os bolivianos.

Eles levam muito à sério essas lutas e lotam o ginásio para assistir e vibrar da arquibancada.

DSC01562

 

COMO IR A UMA LUTA LIVRE DE CHOLAS

Se você tiver interesse pelo show é muito fácil! Ao redor do “mercado de bruxas”, um dos pontos turísticos de La Paz, existem dezenas e dezenas de agências de turismo. Lá é possível comprar pacotes para o deserto de sal, para a Amazônia boliviana ou para qualquer outro destino da Bolívia.

Lá também é possível comprar os ingressos para a luta livre das cholitas.

As agências são bem pequenas e muito, muito simples. Não espere encontrar uma loja tipo CVC por lá! São portinhas, às vezes só com uma mesa ou um balcão, vendendo os passeios.

Na verdade essas agências revendem pacotes de agências maiores – não são eles que vão te levar para a aventura.

Como são muitas agências a concorrência é grande e o preço muda bastante de uma portinha para outra.

Minha dica: não vá só em uma agência. Pesquise em quatro, cinco, seis. Compre naquela que te oferecer um preço justo e que te passe confiança. Não pegue o preço mais baixo (geralmente os pacotes mais baixos sempre te oferecem um serviço de terceira mão). Você vai perceber que os passeios mais caros ainda vão ser baratos para nós (quase tudo lá é muito barato).

Quanto ao show das “cholitas” lutadoras fique tranquilo e compre em qualquer agência pq geralmente o preço é o mesmo (cerca de 80 bolivianos ou pouco menos de 40 reais). O ingresso para os gringos é sempre VIP e inclui transporte de ônibus até o ginásio, uma comida (que normalmente é pipoca), bebida (coca-cola, chá ou café), duas idas ao banheiro (sim, você terá direito a duas idas e na terceira terá que pagar) e um presentinho (normalmente é uma cholita bem pequena pra decoração). O ingresso ainda te dá direito a sentar na frente do ringue.

Tenha em mente que é um show – a luta não é de verdade (apesar de que elas vão te dizer que é tudo real)! Elas puxam o cabelo, trocam socos, pontapés e até se jogam uma contra a outra. Tudo de mentirinha.

DCIM999GOPRO

 

Apesar de ser um clássico esporte-show, a luta é uma forma das mulheres locais mostrarem à sociedade machista que elas também são fortes e sempre vencem no final.

Nas arquibancadas ficam os nativos que compram ingresso super barato para assistir e torcer pelas “cholas”. O público grita, bate palma, vibra com os golpes.

DSC01539

Tenha em mente também que o lugar é super, super simples. Um ginásio no meio de uma comunidade no bairro El Alto – o local mais alto de La Paz e onde fica o aeroporto para quem chega e vai embora da cidade. Não fique com medo. Tudo é muito seguro!

O show acontece geralmente duas vezes por semana e no final da tarde. É muito frio!!!! Mesmo que esteja fazendo sol, leve casaco e roupas mais quentes. No início da noite você não vai aguentar!

Vá para se divertir! Entre no clima! Escolha uma “chola”, assim como fazem os nativos, e torça por ela. Vibre! Por mais fake que possa ser você está no meio de um evento super comum pra eles e que eles adoram. Você vai adorar também!

Uma dica: fique de olho no árbitro! Ele protege algumas “cholas do mal” e arranca boas gargalhadas.

No final do show é possível tirar fotos com as lutadoras.

DSC01565

Apesar de alguns viajantes terem ficado com cara de bunda durante a luta e não terem gostado preciso dizer que eu adorei! E recomendo já que é um típico programa em família entre os moradores locais.

As “cholas”, mulheres humildes e guerreiras, organizam tudo. São as guias, vendem os ingressos, ficam na portaria e ainda correm para as lutas.

Depois do show voltam pra casa, geralmente nos bairros mais pobres de La Paz, e com o trocado que juntaram no show sustentam a família.

Não deixe de passar uma tarde se divertindo com as “cholitas” raivosas, enfurecidas, lutadoras mas apaixonantes!

DSC01460

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “LUTA LIVRE DE CHOLAS // La Paz, Bolívia

  1. Olá Marcus, parece ser bem legal mesmo! Você mencionou que as lutas ocorrem duas vezes por semana, você sabe me informar os dias? Vou para La Paz por apenas dois dias e gostaria de incluir no roteiro.
    Thamiris

    1. Olá Thamiris. Alguns dizem que são terças e domingos. Outros falam em quartas e domingos. Eu fui num domingo então te garanto que nesse dia vai ter – aliás, é o dia mais tradicional pq é quando os bolivianos também vão assistir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s