O QUE FAZER EM CARTAGENA // Colômbia

Está se preparando para conhecer Cartagena?

Então anote o melhor roteiro para aproveitar a cidade. Tudo o que você não pode deixar de fazer por lá!!

-CIDADE AMURALHADA (obrigatório)

É o principal ponto turístico da cidade – e também um dos mais legais!

Oito quilômetros de extensão e doze metros de altura. Esse é o tamanho da muralha que antigamente protegia o centro de Cartagena de piratas que tentavam invadir o principal porto da América do Sul. Hoje, a muralha que ainda resiste, serve pra deixar esse lugar mais charmoso. Os casarões, que também se mantiveram firmes, formaram uma pequena cidade.

cartagena-colombia-3-550x344

Dentro da Cidade Amuralhada hoje estão os casarões coloridos que se transformaram em cafeterias, restaurantes, hotéis, bares e muitas lojas. Entre as ruelas passam, a todo instante, carruagens do século passado que atualmente carregam viajantes para atravessar a pequena cidadezinha de ponta a ponta – apesar de que eu ainda prefiro fazer todo esse passeio caminhando mesmo.

galeria-cartagena-colombia-passeio-carruagem-creditos-thinkstock-468651208

Caminhe por todo o centro histórico. São dezenas e dezenas de ruelas. Tome um café num fim de tarde, almoce numa das centenas de opções. Há igrejas, torres, museus, livrarias… a cada esquina algo diferente vai chamar a tua atenção.

A entrada na cidade amuralhada é gratuita. Você pode entrar e sair quantas vezes quiser. Quase todos os dias passei por lá. Ou para almoçar, ou para matar a fome à tarde, ou para passear mesmo.

Observe os casarões coloridos e as sacadas floridas e decoradas. Aliás, todo o ano o governo premia a melhor sacada entre os casarões da cidade. A sacada mais bonita ganha um considerável desconto nos impostos. Dessa forma já dá pra imaginar quantas sacadas lindas existem por lá!

Lá dentro estão algumas das mais conhecidas baladas da cidade, que vou citar mais adiante, e o famoso Hard Rock Café. Não deixe de, pelo menos, tomar uma cerveja por lá.

Reserve um dia para conhecer, sem pressa, toda a muralha.

dsc_0541

-CAFÉ DEL MAR (obrigatório)

O Café del Mar nada mais é do que um café/bar que fica bem no topo da muralha e com uma vista incrível para o mar. Não pense duas vezes: você precisa passar por lá. Mas só vale no final da tarde. Eu explico. Todo fim de tarde um DJ, de costas para o pôr do sol, faz a trilha sonora do entardecer. Muita gente nem consegue mesa. Quem se importa. Você precisa apenas ver o dia ir embora dali – mesmo que seja encostado nas pedras das muralhas. De verdade, é incrível! A vista do pôr do sol é fantástica e com uma trilha sonora muito boa! Nunca mais esqueci aquela tarde. Programe-se para dar uma passadinha por lá. O ideal é chegar pelo menos uma hora e meia antes do sol sumir para aproveitar a energia daquele lugar!

cafe

cafe-del-mar_cartagena

captura-de-tela-2016-12-17-as-11-49-59

-GETSEMANÍ (obrigatório)

É o bairro mais legal de Cartagena. Importante dizer que é um bairro muito simples, de casarões velhos e muros descascados pelo caminho. Mas é o bairro mais colombiano que conheci por lá.

Já foi considerado um dos pedaços mais perigosos da cidade. Lugar de tráfico e prostituição. Hoje, apesar da aparência às vezes decadente, atrai cada vez mais viajantes, mochileiros e artistas. É a região mais boêmia da cidade, sem dúvida nenhuma, que ainda carrega a essência colombiana.

Getsemaní é completamente diferente do bairro Bocagrande, por exemplo, que já carrega cara e alma de cidade grande. É bem diferente também da cidade amuralhada, que apesar de ainda ter de pé seus paredões, virou um centrinho quase que exclusivamente turístico.

cartagena_photos_street_art_0005

No meu caso eu me hospedei no bairro Getsemaní, no máximo quinze minutos caminhando da cidade amuralhada. Consegui aproveitar mais as ruelas. Durante o dia é lindo e tranquilo e durante a noite é muito animado. Os bares costumam tocar salsa, vender mojitos e charutos.

Minha dica é: aproveite uma manhã para caminhar por lá e almoce em um dos muitos restaurantes legais que estão espalhados pelo bairro. Passe também pela “Plazuela de la Santíssima Trinidad”. Uma praça que fica no coração do bairro. Não tem nada demais e nem é muito bonita mas o astral vale muito. Durante à noite passei por lá e me deparei com aula de zumba e salsa de graça para moradores e viajantes.

Não esqueça de voltar à noite para curtir um dos bares ou algumas das festinhas bem latinas que fazem sucesso na região.

santo_domingo_vidal_hostel_getsemani_cartagena_colombia-2-1000x550

-CAFÉ HAVANNA (obrigatório) 

O bar mais famoso de Cartagena. Carrega a mais pura alma caribenha. Lá dentro, apesar de não ter tanto espaço, casais se jogam na pista arriscando passos de salsa, cumbia e outros ritmos calientes. Sempre há uma banda ao vivo e os mojitos são a especialidade da casa. Jante em outro lugar e vá lá apenas para beber e dançar.

Importante destacar que você nunca vai encontrar cerveja estupidamente gelada. Isso só aqui no Brasil mesmo. Vai ser de morna pra fria mas super bebível, não se preocupe.

Geralmente se paga para entrar – entre 15 e 30 reais. As bebidas lá dentro são caras mas saindo do bar, bem na frente, há um mercadinho que vende cerveja estupidamente barata!!!! Como você usa uma pulseira de identificação do bar pode sair, beber e depois voltar. Não se preocupe, muitos viajantes fazem isso para poder poupar. Chegue cedo se quiser pegar mesa (antes das 22h).  Clique aqui para ver o site do bar.

outside-cafe-havana-in-cartagena

Há outro bar de salsa muito conhecido em Cartagena, chamado Bazurto Social Club. Segue o mesmo estilo do Café Havana, apesar de não ser tão famoso, e sempre atrai muitos viajantes. Clique aqui para ver o site do bar.

Dentro da cidade amuralhada há também o “Donde Fidel”. Por estar dentro da cidade atrai quase 100% de viajantes gringos, um bar bem turístico, mas que também é bem recomendado. O espaço para dança não é muito grande mas há muitas mesas no lado de fora, na rua mesmo, e os menos tímidos dançam por ali. Clique aqui e veja a página no facebook do bar.

club-havanna-cartagena

-EIVISSA LOUNGE (a melhor balada de Cartagena)

Descobri Eivissa somente nas duas últimas noites em que eu estava em Cartagena. Se eu tivesse conhecido antes com certeza teria ido mais vezes. A baladinha fica no terraço de um prédio, dentro da cidade amuralhada, com vista para a torre do relógio – um dos pontos turísticos de Cartagena.

A céu aberto mesmo a festa acontece ali até umas 4 da madrugada, por isso chegue cedo para aproveitar mais tempo. Ao contrário dos outros bares, aqui não toca salsa. Somente músicas latinas, reggaeton e outros sons que estão na moda. Toca um pouco de eletrônico e de pop também. Para a minha surpresa, música brasileira também tocou por lá (na época, “Baile de favela”, levando os brasileiros à loucura).

eivissa-cartagena-up

Os preços são um pouco mais caros, já que é baladinha, mas os valores são mais em conta do que as festas da moda no Brasil. Uma cerveja long neck custava, na época em que eu fui, 10 reais e os drinks entre 18 e 25 reais. Se você gosta de balada, se programe para conhecer Eivissa!  Clique aqui para acessar o site da Eivissa Lounge. 

-HARD ROCK CAFÉ

Pra quem não conhece essa é uma tradicional rede de bares e restaurantes dos Estados Unidos. Existe em vários lugares: Miami, Orlando, Los Angeles, Las Vegas, Nova Iorque… e que se espalhou para outros lugares do mundo. No México, no Japão, na China, na Tunísia e até no Brasil é possível encontrar as franquias. São bares de rock, como o nome já diz, e que faz homenagem aos grandes astros da música. Na decoração do bar sempre há exemplares de discos, instrumentos musicais autografados e até roupas clássicas de artistas famosos.

Em Cartagena existe um Hard Rock Café dentro da Cidade Murada. Fica logo na entrada, impossível não ver. Existe a lojinha com produtos da marca, além do restaurante. Muita gente gosta de tomar um chopp ou comer um clássico hamburguer da rede mas eu confesso que isso não fez parte do meu roteiro (apenas passei para dar uma olhada). Prefiro os bares clássicos colombianos. Sem contar que esse Hard Rock é o mais sem graça de todos que conheci.

5950_10151408550092653_735748669_n

-TORRE DO RELÓGIO

Não se preocupe em procurar esse ponto turístico tão importante de Cartagena. Em algum momento da sua viagem obrigatoriamente vai encontrar ou passar pela torre do relógio. A torre fica na entrada principal da cidade amuralhada – impossível não enxergar. Fica bem em cima dos portões que dão acesso à cidadezinha histórica e serve muitas vezes como ponto de encontro entre os viajantes.

torre-do-relogio-cartagena

-CONVENTO DE SANTA CRUZ DE LA POPA (obrigatório)

Prepare-se para uma das vistas mais bonitas de Cartagena. O convento fica no ponto mais alto da cidade (quase 200 metros acima do nível do mar). O prédio é antigo, construído lá por 1607, e sempre atrai muitos viajantes por abrigar atualmente um museu com peças antigas e religiosas, uma pequena igreja e um mirante.

A arquitetura do prédio, cheia de flores por todos os lados, rende bonitas fotos.

convento_de_santa_cruz_de_la_popa_-_cartagena

A entrada é barata, menos de dois reais.

Na cidade é possível encontrar vários ônibus que levam os turistas até lá (dá mais ou menos 20 minutos de subida). Mas para evitar o tumulto da turistada negocie um táxi e peça para ele ficar esperando. Geralmente a subida e descida pode sair entre 20 e 30 reais.

cerro-de-la-popa

-CHIVAS

Chivas eram os ônibus usados, antigamente, para transportar os colombianos das zonas rurais. Os veículos geralmente eram bem abertos sem janelas e sem portas. Hoje em dia ainda é possível ver as “chivas” percorrendo Cartagena mas exclusivamente para a alegria dos viajantes. Virou atração beeeeem turística. Você paga o equivalente a 50 reais, em algumas agências um pouco menos, e faz um tour por alguns pontos da cidade. Para quem não gosta muito de caminhar, tem dificuldades e gosta um pouco dessas diversões é uma boa pedida – caso contrário vá de táxi, mais rápido já que você pode fazer no seu tempo.

passeio-chiva-bus-cartagena

À noite as chivas se transformam em “chiva rumbera”. O nome já explica, né? Os ônibus percorrem parte de Cartagena e oferecem uma festa a bordo para os viajantes com direito à bebida e música alta. Não cheguei a andar pq achei meio sem graça e bebem turistada mas vi muita gente animada nele.

rumba-en-chiva-cartagena

-PALÁCIO DA INQUISIÇÃO

Para os amantes da história esse local é imperdível! Vou explicar: na época da inquisição Cartagena abrigava um tribunal onde pessoas eram condenada à prisão ou à tortura por causa de bruxarias, bigamia, ou por terem uma ideologia diferente da considerada “normal” para a época. No Palácio da Inquisição é possível ver os instrumentos utilizados para a tortura. Em outros pontos do palácio há pinturas e móveis daquele período.

6e0bd471026a88d5aa70784e9de1a914

O valor do ingresso sai em média entre 12 e 18 reais.

O Palácio fica na cidade amuralhada e não atrai tantos viajantes assim.

sbzwxhsl-1351776534-bg

– CASTELO SAN FELIPE DE BARAJAS 

O castelo nada mais é do que um forte gigantesco construído sabe-se lá quanto tempo atrás com o objetivo de proteger a cidade dos invasores.

O curioso é a estrutura do forte, cheia de corredores, passagens secretas, labirintos, justamente para dificultar o acesso de um pirata, caso tentasse atacar o local.

O ideal é visitar o forte no final da tarde por causa do calor que faz em Cartagena. A estrutura foi mantida igual daquela época, por isso, sem ventilação e bastante quente. Os corredores, muitos estreitos e baixos, fazem muitos viajantes se divertirem para atravessar de um ponta a outra já que muitas vezes é preciso se agachar para chegar ao outro lado.

san_felipe_de_barajas_1

-SAPATOS VELHOS

Se você for visitar o castelo San Felipe de Barajas pode aproveitar e dar uma passadinha em outro ponto (não tão turístico assim) mas que é parada para muitos viajantes. Um pequeno monumento em homenagem ao poeta local Luis Carlos López que fica bem em frente ao castelo. O chamado monumento dos “sapatos velhos” é uma escultura de bronze em formato de duas botas gigantes. O local sempre rende fotos engraçadas entre os viajantes. Não há quase nada em volta para ver então você vai levar no máximo uns dez minutos por ali.

zapatos-viejos

-LA PALETERIA 

Qualquer época do ano em que você desembarque por lá vai enfrentar temperaturas bem altas. Em Cartagena faz sempre muito calor. Por esse motivo vai ser tentador não parar na mais famosa paleteria que existe na cidade. Confesso que é uma paleteria igual a tantas outras, mas o formato e o colorido das paletas enchem os olhos de qualquer viajante.

O lugar é bem pequeno, muitos viajantes ficam do lado de fora, mas se tiver um tempinho  dê uma passada por lá. A “la paleteria” fica dentro da cidade amuralhada. Qualquer pessoa pode te indicar como chegar até ela. Os preços também são muito bons. Variam entre 4 e 5 reais.

c6dad5f83dce6d41c131675503278572

-CAFÉ JUAN VALDEZ

Eu não bebo café mas preciso lembrá-los de que um dos cafés mais saborosos do mundo vem da Colômbia. Uma das marcas mais consumidas por lá é a “Juan Valdez”. Quem prova – eu não posso palpitar – diz que esse café é muito saboroso. Tem um aroma e um gosto bem fortes. Em vários lugares da Colômbia, nos aeroportos, no avião, você vai ver essa marca. Não vá embora do país sem prová-la. Em Cartagena existe ainda as cafeterias e as lojas da Juan Valdez, sempre muito disputadas. Ficam dentro da cidade amuralhada e no bairro Bocagrande. Impossível não passar por elas. Qualquer pessoa por lá poderá te indicar onde elas ficam.

juan-valdez-cafe

-OCEANARIO DE CARTAGENA

Esse oceanário é diferente de todos os outros que você já deva ter ido. Primeiro, ele fica no mar, ao invés de tanques e piscinas como tantos outros por aí. O oceanário de Cartagena faz parte de uma das ilhas do arquipélago de Rosário. Lá é possível ver os animais no mar mesmo (alguns em tanques). Tartarugas, tubarões e é até possível interagir e nadar com os golfinhos!

A forma mais comum e barata de se chegar lá é através de lanchas. A viagem leva em média 40 minutos e é uma aventura e tanto para quem não está acostumado com alta velocidade. Mas não se preocupe, é tudo muito tranquilo e seguro. Se você não quer essa dose de adrenalina opte pelos barcos maiores que vão bem lentamente pelo mar (mas levam bem mais tempo).

Para comprar esse passeio vá até os “muelles” de Cartagena – a marina de onde saem os barcos e as lanchas. Lá você vai encontrar várias agências vendendo os “tours”. Normalmente a visita ao oceanário é vendida junto com outro passeio no mesmo dia (oceanário + uma ilha). Se informe bem mas não deixe de ir.

img_3683

maxresdefault

8_38

-VULCÃO DE TOTUMO

Esse passeio é um dos mais diferentes por lá. Se te interessar, faça! Mas é importante saber que você vai perder um dia inteiro praticamente para realiza-lo. Portanto, se tiver poucos dias em Cartagena, prefira as ilhas paradisíacas. Se tiver um dia sobrando, programe-se.

O Totumo é um pequeno vulcão como tantos outros que existem por aí. A diferença é que neste você pode tomar banho da lama dele. Sim, é divertido demais. Você vai subindo umas escadas de madeira, montada na subida do vulcão, e lá no topo você mergulha nessa piscina de pura lama.

Como o sítio do vulcão fica um pouco distante de Cartagena é preciso reservar um dia para esse passeio.

Vá com roupas leves, por causa do calor, e leve roupas de banho para entrar na lama. Ao sair do vulcão há uma lagoa para todos se lavarem. A lama é muito pesada e você vai ter dificuldade para tirá-la do corpo, por isso, vá com pouca roupa (sunga, bermuda, maiô).

Cuidado com as “ajudinhas” que você receberá por lá. Todas são pagas, mesmo ninguém te avisando. O homem que gentilmente vai te oferecer uma mãozinha para tirar foto de você dentro do vulcão vai te pedir uns trocados no final. As mulheres que oferecem massagem na piscina de lama ou as que te ajudam a tirar a lama dentro da lagoa também. Mas não se preocupe, não é nada caro (tipo, 3 reais) e ajuda a manter essas famílias que dependem exclusivamente disso.

Uma curiosidade: ninguém afunda na piscina de lama por causa da densidade. Você não vai sentir o fundo dela mas nunca vai afundar. É como se a lama tentasse te impedir de ficar ali dentro. Quem vai, não se arrepende. Sem contar que, dizeeeeeeeem, a lama é super boa para a pele por causa da esfoliação.

Qualquer agência de turismo te oferece esse passeio. Procure se informar na recepção do seu hotel ou do seu hostel.

volcan-del-totumo-6-850x576

8d697607ea56e51c8a1f7e651c808b35

-COMIDA LOCAL

Muita gente me manda mensagens pedindo sugestões de lugares para comer. Não gosto muito de indicar restaurantes pq isso vai de cada um, de cada gosto, e são tantos por aí. A melhor coisa é a gente caminhar, descobrir as portinhas e experimentar o que eles oferecem.

Mas não vá embora da Colômbia sem provar alguns pratos típicos que existem por lá.

O mais comum é o arroz de coco. Eu fiquei viciado!!!! Esse prato, por sinal, é muito comum em todo o Caribe. Feito com arroz e com leite natural de coco. Gostoso demais!!!

Patacones, geralmente é servido junto com o arroz de coco. São bananas verdes amassadas e fritas. Ficam muito crocantes e também são viciantes!

Outra comida típica que experimentei foi a Arepa. Comi na rua mesmo, numa barraquinha tipo as de cachorro quente, preparada por uma senhora na saída de uma festa. É uma massa parecida com as tortilhas mexicanas, feita de milho ou de canjica branca. Eles fritam essa massa e recheiam ela com frango, carne e outras muitas opções.

E se você é fã de comida picante peça tudo com “Ají”. É um acompanhamento muito comum pra frango, peixe, arepas, patacones, pra tudo. Uma espécie de tempero, molho, feito com coentro, pimenta, tomate e limão.

arroz-con-coco

-LAS BÓVEDAS

Sabe quando você reserva aquele tempinho para comprar presentes pra toda família e amigos? Pois muita gente que visita Cartagena prefere perder esse tempinho caminhando pelas “bóvedas”. Na verdade, trata-se de um espaço cheio de lojinhas e banquinhas com todos os tipos de souvenirs que possam existir por lá. Artesanato, roupas, chapéu, pulseira, quadros. Tudo! Mas é um local turístico. E como em todo o local turístico os preços são um pouco mais altos do que em outros pontos da cidade.

Se quer variedade, passe por lá. Se quer preço muito baixo, pare em qualquer banquinha ou lojinha ao longo da sua caminhada e negocie. Pode valer mais à pena financeiramente.

52575554

las-bovedas

-LA GORDA GERTRUDIS

Essa é uma das mais conhecidas esculturas do artista colombiano Fernando Botero. Ela fica na Plaza de Santo Domingo, dentro da Cidade Amuralhada. Você vai se deparar com dezenas de viajantes apalpando a gordinha mais famosa de Cartagena. E existe uma explicação! Há uma lenda que garante que todo o homem que passar a mão na bunda da Gertrudis ganha virilidade para o resto da vida. Já os casais preferem passar a mão nos seios dela pq isso garante um futuro longo, com muita saúde e com muita felicidade. Vai saber, né?

la-gorda-gertrudis

-CASA GABRIEL GARCIA MÁRQUEZ

A casa em que Gabo morou ainda está de pé em Cartagena mas para a tristeza de muitos de seus admiradores é impossível visitá-la. A casa ainda está habitada (dizem que é a irmã dele quem vive por lá). A única forma de admirar a residência é olhando ela pelo lado de fora mesmo.

A casa de Gabriel Garcia Marquez foi construída na década de 90. Possui muros altos, grandes pátios com piscina e terraças para admirar o mar de Cartagena.

Para quem se interessar, a casa de Gabo fica na Calle Zerrezuela (dentro da cidade amuralhada).

colombia_tijolos_taste_f_021

-AS ILHAS DE CARTAGENA

Não custa lembrar: Cartagena não tem praias legais mas fica super perto de ilhas paradisíacas banhadas pelas águas do caribe.

Existe um conjunto de ilhas no caribe colombiano chamado “arquipélago Rosário”. São 27 ilhas incríveis que fazem parte desse conjunto. Uma dessas ilhas se chama Isla Baru, a mais frequentada, e a outra bem mais tranquila e pouco visitada chamada Isla Grande.

Por isso recomendo muito que você visite essas duas ilhas: Baru e Isla Grande.

Programe um dia para cada uma das ilhas.

Os passeios saem da marina de Cartagena (cinco minutos distante da cidade murada). Você pode ir de lancha (é super rápida), barco maior (que leva muito tempo para chegar) ou reservar uma embarcação exclusiva para você.

Normalmente as agências casam os passeios. É comum você encontrar pacotes de um dia para Playa Blanca + Oceanário, por exemplo.

Em breve colocarei aqui tudo sobre as ilhas de Cartagena (preços, como chegar, o que fazer, as armadilhas que normalmente os viajantes caem).

captura-de-tela-2016-12-17-as-11-47-24

Boa viagem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s