NADANDO COM TUBARÕES // San Andrés, Cayo Bolívar, Santander

Pode parecer loucura, mas não é!

Uma das experiências mais incríveis que eu tive foi justamente nadar com tubarões no inesquecível caribe colombiano.

Ainda parece loucura pra você? Eu explico!

A “ilha dos tubarões”, como é conhecida a deserta ilha de Santander, não ganhou esse apelido à toa. É cercada por tubarões que nadam muito próximos da areia – permitindo que você se aproxime.

Os tubarões que rondam o local são da espécie “tubarão lixa”, uma das mais inofensivas do fundo do mar (considerada também muito amistosa e muito calma).

tubarao

O tubarão lixa pode medir até 4 metros de comprimento e, apesar da tranquilidade, tem dentes pequenos e muito afiados.

A melhor parte vem agora: nas águas transparentes da ilha Santander é possível nadar com os tubarões, sem nenhuma proteção, sem nenhum medo. Apenas entrar na água e nadar ao lado deles.

Não há o que temer! O tubarão lixa só ataca quando ameaçado. Na ilha Santander são dóceis e se afastam quando muitos turistas entram na água. Mas se os grupinhos forem pequenos ou afastados os próprios tubarões se aproximam. É incrível! Que experiência!

CAMERA

Se você ainda está tenso ao se imaginar nessa cena há outra informação importante a ser dita: não há registros de ataques à turistas lá pelos lados da ilha Santander! Pode respirar aliviado!

O passeio até a ilha é muito comum para quem visita San Andrés – um dos destinos mais procurados na Colômbia.

cayo3
O mar de Cayo Bolívar é surpreendente!

Para chegar lá é muito fácil! Basta procurar qualquer agência que faça o roteiro San Andrés – Cayo Bolívar (esse passeio pode ser comprado na própria marina de San Andrés).

Importante destacar que apesar do famoso nome o que se realmente visita não é Cayo Bolívar. A ilha que recebe esse nome está fechada já há algum tempo para preservação ambiental. Cayo Bolívar é uma ilha pequena com uma base militar desativada e uma antena que se vê de longe. O desembarque em Cayo Bolívar está proibido mas os barqueiros passam perto para que todos possam observá-lo.

cayo
Essa é “Cayo Bolívar” que está fechada para o desembarque

Dali, o roteiro segue para ilhas próximas e muito parecidas. A ilha dos tubarões é a Cayo Santander (ou Isla Santander). Ou seja, ao comprar roteiro para Cayo Bolívar pergunte em qual ilha haverá o desembarque.

bolivar
Cayo Santander – a ilha dos tubarões

A viagem até lá dura 45 minutos e é feita de barco com coletes e tudo.

O passeio custa em média 50 dólares – inclui transporte até a ilha, almoço e bebida livre o dia todo (cerveja, água e refrigerante).

O almoço é o mesmo servido em quase todos os passeios do Caribe: arroz de côco, salada, batata frita, patacones (banana verde frita) e peixe (ou frango). Os pratos são preparados ali mesmo na ilha de forma super simples. Um latão com fogo pra esquentar a comida e uma mesa comunitária pra todos os viajantes. Eu adorei!

comida

A ilha de Santander é linda! É muito pequena, sem nenhuma estrutura, completamente deserta mas paradisíaca.

Para alugar um guarda-sol é preciso pagar ainda mais 11 dólares, mas não recomendo (apenas se tiver com criança), pq o legal é caminhar pela ilha conhecendo todas as praias dela – a ilha é muito pequena e é possível fazer tudo a pé.

Em um dos lados da ilha – qualquer guia poderá te informar qual – é onde se concentram os tubarões. A água é tão transparente que você vai vê-los mesmo estando fora da água.

Entramos sozinhos, sem nenhum acompanhamento de guia, sem nenhuma proteção, e não tivemos problema. Foi uma tarde incrível e que nunca mais vamos esquecer.

bolivar2
Ilha Santander vista de cima

Quer assistir como foi o nosso passeio pela Ilha Santander?

Clique aqui e assista a nossa aventura nadando com os tubarões.

Por volta das 15:30, por causa da maré e da luz, todos as lanchas retornam para San Andrés.

cayo4
Viajantes indo embora da ilha Santander

Acompanhe nossas viagens pelo instagram: @marcusreistv


4 comentários sobre “NADANDO COM TUBARÕES // San Andrés, Cayo Bolívar, Santander

  1. olá Marcus. Parabéns pelo blog!! Meu marido e eu vamos para San Andrés em agosto e gostaria de saber sobre agencias de passeio que vc achou melhor, com lancha, barco melhor, guia. E se em na Ilha tem aluguel de equipamento de mergulho. Valeu!

    1. Alessandra, fique tranquila. O que você mais vai encontrar é aluguel de equipamento para mergulho. Tudo o que precisar vai encontrar na ilha facilmente! Sugiro pegar a agência que o seu hotel vai indicar. Todos os hotéis trabalham com operadores de turismo que vendem para os hóspedes passeios. Os hotéis normalmente escolhem os melhores então pode confiar. Caso contrário, na marina de San Andrés – de onde saem os passeios – você vai encontrar dezenas de dezenas de banquinhas oferecendo pacotes. Todas as agencias saem juntas e fazem a mesma coisa então, o que muda são os preços. Mas ainda recomendo que escolha a do hotel! Boa viagem!

Deixe um comentário