A CAPITAL MAIS BARATA DA AMÉRICA LATINA // La Paz, Bolívia

Vamos falar a verdade: quantas pessoas você conhece que escolheram La Paz como destino de suas férias?

A maioria, assim como eu, desembarca na Bolívia com o roteiro já traçado para o deserto do Uyuni (o deserto de sal) e Chacaltaya.

Muitas vezes La Paz é apenas a porta de entrada no País e “bora pegar a estrada”.

Mas é aí que veio a minha surpresa! Eu decidi dar uma chance ao lugar que quase nunca me atraiu pelas fotos na internet. E pasmem, gostei muito! Adorei tanto a cidade, mas tanto mesmo, que acabei ficando 5 dias por lá.

Foi muito tempo? Sim!

Exagerei? Como sempre!

Mas me arrependo? Nunca!

A questão é que normalmente La Paz fica em segundo plano, mais como uma parada para se adaptar à altitude. E isso é importante! Nem pense em pegar a estrada pela Bolívia sem que o seu organismo se adapte à altura. Estamos a 3.600 metros do nível do mar. Tontura, dor de cabeça, enjôos e sangue no nariz são consequências muito comuns pra quem tenta desafiar o corpo nessas condições.

Confesso que realmente não há muito o que se fazer em La Paz e nem algo que valha muuuito a sua ida até cidade mas já que você precisa esticar os dias para se aclimatar, aproveite e conheça esse cantinho especial da Bolívia.

Sem contar que La Paz foi apontada, diversas vezes, como a capital mais barata da América Latina. Nosso bolso agradece!

Tenho certeza que quando você voltar de lá vai sentir saudade.

Captura de Tela 2017-07-08 às 17.18.20

 

CHEGANDO EM LA PAZ

A primeira impressão assusta quem não está acostumado com a América do Sul.

O aeroporto em que você vai desembarcar fica em outra cidade. “El Alto” é o quarto maior município da Bolívia e faz parte da “grande La Paz”.

Visto de cima mais parece uma gigantesca favela, com trânsito confuso e gente se atravessando entre os carros. Isso é normal!

As casas sem reboco fazem parte de uma estratégia para se pagar menos impostos. Na Bolívia, casas que ainda estejam em construção ganham descontos. É claro que muita gente nunca vai terminá-las.

Captura de Tela 2017-07-08 às 16.56.28

La Paz é uma cidade pobre, com gente simples. Mas isso não é sinônimo de violenta ou qualquer outra coisa desse gênero. Jogue o seu preconceito fora antes de embarcar para lá! O povo boliviano é simpático demais, apaixonante e super atencioso. Um dos melhores que já conheci!

Ao sair do aeroporto você vai se deparar com os muitos taxistas. Importante saber que os táxis lá não possuem taxímetro, ou seja, o próprio motorista vai estipular um preço. Negocie o valor antes de entrar no carro para não ter surpresas no final mas normalmente eles são bastante justos com os valores. O táxi do aeroporto de El Alto até o centro de La Paz custa, em média, de 70 (38 reais) a 100 bolivianos (55 reais). Dentro dessa faixa o valor está aceitável. Mais do que isso, procure outro ou negocie. Importante perguntar para o taxista se o carro é exclusivo seu ou se o valor é para dividir com outros passageiros (sim, eles podem parar no meio do caminho e pegar outra pessoa).

Logo você vai perceber que o trânsito é caótico. Muito barulho, buzinas desnecessárias e muita gente cruzando a rua na frente dos carros. Nada mais do que um dia comum por aqui.

Como o primeiro dia é fundamental para se adaptar à altitude, tire esse dia livre! Não faça nada – essa dica é preciosa!

Se quiser saber mais sobre como se preparar para enfrentar o “mal da altitude”, basta dar uma olhada nesse nosso próximo post:

CLIQUE AQUI E DESCUBRA COMO ENFRENTAR O MAL DA ALTITUDE NA BOLÍVIA. 

LA PAZ É UMA CIDADE SEGURA?

Sim, não se preocupe! Achei La Paz bem segura. É claro que, como em qualquer lugar do mundo, precisamos estar mais atentos e não dar muita chance aos assaltantes. Mas fora isso é possível caminhar à vontade pelas ruas da cidade. Avistei muitas viaturas de polícia ao longo das ruas e me senti muito seguro por onde passei.

Meu hostel ficava na região central de La Paz. Durante a noite redobrávamos os cuidados ao caminhar pelas ruas e mesmo assim não tivemos preocupações.

Captura de Tela 2017-07-08 às 17.00.37

 

LA PAZ É UMA CIDADE BARATA?

Está preparado para a melhor notícia?

La Paz foi apontada pelos viajantes como uma das capitais mais baratas do mundo, e a mais barata da América Latina. Isso não é maravilhoso?

E bota barato nisso!

O café da manhã em restaurantes simples (pão tostado, manteiga, geléia, café ou chocolate quente, suco de laranja e ovos mexidos) eu paguei cerca de 9 reais. Um  prato de almoço num restaurante “ok” pode sair pelo equivalente a 13 reais. Num restaurante um pouco mais turístico sai, em média, 20 reais.

Uma passagem de ônibus, acredite, por menos de um real. O bus turístico, que eu sempre indico para quem tem pouco tempo num lugar, mais ou menos 28 reais. Uma garrafa de cerveja pode custar 7 reais (em alguns lugares até menos do que isso).

A hospedagem também é barata. É possível encontrar quarto em hotel 3 estrelas por 56 reais. Hostels por 60 reais a diária em quarto privado. Quarto compartilhado por 35 reais. Mas a média de hotéis bons por 120 reais a diária.

Captura de Tela 2017-07-08 às 17.03.50

 

COMO TROCAR MEU DINHEIRO?

A moeda na Bolívia é o “boliviano”. Ele é bem desvalorizado em relação ao real, ou seja, você vai conseguir trocar um bom dinheiro.

Evite trocar dinheiro na rua com desconhecidos para não correr o risco de receber notas falsas – o que é comum na América Latina.

Quando cheguei (no aeroporto de El Alto), troquei grana numa casa de câmbio ali mesmo (já que eu não tinha nada nem para o táxi), mas deixei para trocar o restante no centro (o que é bem mais econômico).

Ao redor do Mercado das Bruxas (um dos principais pontos turísticos da cidade) você encontra dezenas de caixas eletrônicos para sacar ou casas de câmbio para trocar seu dinheiro.

Captura de Tela 2017-07-08 às 16.48.45

 

QUANTO TEMPO FICAR EM LA PAZ?

Essa resposta é sempre muito relativa. Eu fiquei 5 dias. Muita gente acha demais. Talvez. Mas indico ficar, pelo menos, 4 dias.

O primeiro dia é morto para você se aclimatar (não faça nada mesmo, nem passeie).

No segundo dia recomendo caminhar aos poucos pela cidade, sem grandes esforços.

No terceiro dia dá pra conhecer o restante da cidade já sem se preocupar com a altitude e no último dia fazer um passeio por cidades próximas (que recomendo em outro post).

CLIQUE AQUI E DESCUBRA O QUE FAZER EM LA PAZ

Captura de Tela 2017-07-08 às 17.09.52

 

O QUE COMER EM LA PAZ?

Antes que alguém pergunte, eu já respondo: você não vai passar fome por lá!

Por ser uma cidade parada obrigatória para muitos viajantes vai ser possível encontrar os pratos típicos de qualquer turista: pizza, hambúrguer, massa. Tudo muito gostoso e com preços bem justos.

Mas se você quer conhecer mais da culinária andina, vou adiantar o que encontrará por lá.

Os bolivianos consomem muito quinoa, um grão rico em nutrientes considerado um dos mais completos do mundo. Eles utilizam muito no arroz, na salada e em sopas. Frango e porco são as carnes mais consumidas, junto com carne de llama. Batata e milho estão em quase todas as refeições típicas deles.

Quando encontrar, em algum cardápio, um tal de fricasé, lembre-se que é bem diferente daquele que consumimos por aqui. Trata-se, na verdade, de uma sopa com carne de porco, farinha, milho, cebola, batata e muita pimenta (eles consomem muito essa sopa no café da manhã).

Outro prato típico é o chincharrón que é carne de porco cozida com temperos e servida com batata e cereais.

A sopa de maní, é bastante famosa. Conhecida por carregar amendoim, batata, milho e algumas carnes.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR NOSSO PASSEIO PELO MERCADO DAS BRUXAS, EM LA PAZ 

Anote as dicas e aproveite bem La Paz. Tenho certeza que você vai adorar! Boa viagem!

Captura de Tela 2017-07-08 às 17.13.43

Captura de Tela 2017-07-08 às 17.15.29

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s