MULHERES NO MARROCOS

Infelizmente é a pergunta que mais se ouve de quem quer incluir o reino do Marrocos nos seu destino de férias: é possível uma mulher viajar sozinha com segurança para lá?

A dúvida vem diante de uma triste realidade que por muito tempo fez parte da vida marroquina. As mulheres muçulmanas sempre foram julgadas, sofreram perseguições e foram vítimas de abusos. Estudos mostram que dois terços das mulheres marroquinas já sofreram violência física, psicológica ou sexual.

A questão é que o Marrocos vem se abrindo para a modernidade. Leis atuais dão cada vez mais direitos às mulheres, que aos poucos, passam a ser respeitadas pela mesma religião que as oprimiu.

Mas em terra de muçulmanos ainda resistem os mais ortodoxos e ainda é preciso conviver com eles.

morocco-1454248_640

E para as mulheres estrangeiras? É seguro viajar para lá?  É sim!

É claro que os olhares de alguns homens vão ser inevitáveis e, provavelmente, alguns comentários machistas que certamente você vai ouvir mas não vai entender por causa do idioma. Mas numa pesquisa por outros blogs não encontrei relatos que vão além disso.

A antiga lenda de que “eu troco camelos por essa mulher” hoje não passa de piadinhas feitas pelos vendedores simpáticos atrás de clientes.

Durante a minha passagem pelo reino do Marrocos vi muitas mulheres estrangeiras, inclusive sozinhas, passeando, comprando, se divertindo, aparentemente sem problemas.

Marrocos está tomado por turistas, boa parte formada por europeias. Então não se sinta constrangida! Vá e conheça essas terra incrível e de uma beleza exótica surpreendente!

Algumas dicas, dadas por diversas mulheres que passaram por lá, durante a sua estadia no Marrocos:

– Use roupas discretas. Apesar do país estar cada vez mais aberto à modernidade, a religião dominante ainda é a muçulmana. Para não conflituar com a cabeça dos mais ortodoxos é bom não chamar muita atenção.

– Não se intimide. Não dê bola caso alguém comente algo para você. Evite puxar assuntos em rodas masculinas para não gerar nenhum tipo de comentário maldoso.

– Não é preciso sair com lenços e turbantes enrolados na cabeça e no corpo. Não há necessidade. Apenas evite usar roupas muito curtas. Lembre-se que muita gente conservadora ainda resiste por lá.

-Não há problema em sair sozinha mas se estiver com receio procure grupos de estrangeiros, mesmo que pequeno. Você vai perceber que é super tranquilo.

street-scene-1080578_640

 

Anúncios

Um comentário sobre “MULHERES NO MARROCOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s